Bibliografia usada pelos autores (constante do Manual do Professor)

ABREU, Antônio Suárez. A arte de argumentar. Cotia: Ateliê Editorial, 2009.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n. 9 394, de 20 de dezembro de 1996.
__________. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros curriculares nacionais para o Ensino Médio. Brasília:  MEC/SEB, 2000.
CARRETERO, Mário. Construtivismo e educação. Porto Alegre: Artmed, 1997.
GARDNER, Howard. Inteligências múltiplas. Porto Alegre: Artmed, 1995.
KRULIK, Stephen; REYS, Robert E. A resolução de problemas na Matemática escolar. São Paulo: Atual, 1997.
LENTIN, Jean-Pierre. Penso, logo me engano. São Paulo: Ática, 1997.
MARCHESI, Álvaro; MARTIN, Elena. Qualidade do ensino em tempos de mudança. Porto Alegre: Artmed, 2003.
MOREIRA, Marco A.; MASINI, Elcie F. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro, 2006.
ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICOS. Conhecimentos e atitudes para a vida: resultados do Pisa 2000. São Paulo: Moderna, 2003.
PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. São Paulo: Artmed, 2000.
POLYA, George. A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Interciência, 1995.
POZO, Juan Ignacio. A solução de problemas. Porto Alegre: Artmed, 1998.
SAGAN, Carl. Bilhões e bilhões. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
__________. O mundo assombrado pelos demônios. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
__________. O romance da Ciência. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1989.
ZAGURY, Tania. O professor refém. Rio de Janeiro: Record, 2006.

Sugestões de leitura para os professores  (constantes no Manual do Professor)

ABREU, Antônio Suárez. A arte de argumentar. Cotia: Ateliê Editorial, 2009.
ALRO, Helle; SKOVSMOSE, Ole. Diálogo e aprendizagem em educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. (Col. Tendências em Educação Matemática).
BORBA, Marcelo de Carvalho. Tendências internacionais em formação de professores de matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. (Col. Tendências em Educação Matemática).
BOYER, C. B. História da Matemática. São Paulo: Edgard Blücher, 1996.
BROCKMAN, John; MATSON, Katinka (orgs.). As coisas são assim. São Paulo: Cia. das Letras, 1997.
BRODY, David Eliot; BRODY, Arnold A. As sete maiores descobertas científicas da história. São Paulo: Cia. das Letras, 2007.
CAMPOS, Casemiro de Medeiros. Saberes docentes e autonomia dos professores. Petrópolis: Vozes, 2007.
CANIATO, Rodolpho. O céu. São Paulo: Ática, 1990.
CARRETERO, Mario. Construtivismo e educação. Porto Alegre: Artmed, 1997.
CHASSOT, Attico. A ciência através dos tempos. São Paulo: Moderna, 2004.
COURANT, Richard; ROBBINS, Herbert. O que é Matemática? Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2000.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação matemática: da teoria à prática. Campinas: Papirus, 1996.
DERTOUZOS, Michael. O que será: como o novo mundo da informação transformará nossas vidas. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
DEPRESBITERIS, L. Avaliação da aprendizagem do ponto de vista técnico-científico e filosófico-político. São Paulo: FDE, 1998. (Série Ideias, n. 8).
FALCÃO, Jorge T. da Rocha. Psicologia da educação matemática: uma introdução. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. (Col. Tendências em Educação Matemática).
GARDNER, Howard. Inteligências múltiplas. Porto Alegre: Artmed, 1995.
HADJI, C. Avaliação desmistificada. Porto Alegre: Artmed, 2001.
HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. São Paulo: Artmed, 1997.
IMENES, Luiz M. P.; JAKUBOVIC, José; LELLIS, Marcelo. Álgebra. São Paulo: Atual, 2009. (Col. Pra que Serve Matemática?).
__________. Ângulos. São Paulo: Atual, 1992. (Col. Pra que Serve Matemática?).
__________. Estatística. São Paulo: Atual, 2001. (Col. Pra que Serve Matemática?).
__________. Frações e números decimais. São Paulo: Atual, 1992. (Col. Pra que Serve Matemática?).
__________. Geometria. São Paulo: Atual, 1992. (Col. Pra que Serve Matemática?).
__________. Números negativos. São Paulo: Atual, 1992. (Col. Pra que Serve Matemática?).
__________. Proporções. São Paulo: Atual, 1992. (Col. Pra que Serve Matemática?).
__________. Semelhança. São Paulo: Atual, 1992. (Col. Pra que Serve Matemática?).
KRULIK, Stephen; REYS, Robert. E. A resolução de problemas na Matemática escolar. São Paulo: Atual, 1997.
LENTIN, Jean-Pierre. Penso, logo me engano. São Paulo: Ática, 1997.
LURIA, Alexandre R. Desenvolvimento cognitivo. São Paulo: Ícone, 1990.
MACDONALD, Fiona. Albert Einstein. São Paulo: Globo, 1993.
MACEDO, Lino. Ensaios construtivistas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1994.
MOREIRA, Marco A.; MASINI, Elcie F. S. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro, 2006.
MOREIRA, Plínio Cavalcanti; DAVID, Maria Manuela M. S. A formação matemática do professor. Belo Horizonte:
Autêntica, 2005. (Col. Tendências em Educação Matemática).
ORGANIZAÇÃO PARA A Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Conhecimentos e atitudes para a vida: resultados do Pisa 2000. São Paulo: Moderna, 2003.
PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. São Paulo: Artmed, 2000.
PIAGET, Jean. Para onde vai a educação? Rio de Janeiro: José Olympio, 2005.
POLITO, Reinaldo. Recursos audiovisuais nas apresentações de sucesso. São Paulo: Saraiva, 2003.
__________. Assim é que se fala. São Paulo: Saraiva, 2009.
__________. Como falar corretamente e sem inibições. São Paulo: Saraiva, 2006.
POLYA, George. A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Interciência, 1995.
POZO, Juan I. A solução de problemas. Porto Alegre: Artmed, 1998.
RESTON JR., James. Galileu: uma vida. Rio de Janeiro: José Olympio, 1995.
RHEINBOLDT, Heinrich. História da balança e a vida de J. J. Berzelius. São Paulo: Edusp/Nova Stella, 1988. (Col. Ciência Viva).
SAGAN, Carl. Bilhões e bilhões. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
__________. O mundo assombrado pelos demônios. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
__________. O romance da Ciência. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1989.
SALVADOR, César Coll. Aprendizagem escolar e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 1994.
__________; MARCHESI, Álvaro; PALACIOS, Jesús. Psicologia da educação escolar. Porto Alegre: Artmed, 2004. (Col. Desenvolvimento Psicológico e Educação).
SAMPAIO, Fausto A. Matemágica: história, aplicações e jogos matemáticos. Campinas: Papirus, 2005-2009. v. 1 e 2.
SCHEFFLER, I. A linguagem da educação. São Paulo: Edusp, 1974.
VALLADARES, Renato J. C. O jeito matemático de pensar. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2003.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
__________. Pensamento e linguagem. Lisboa: Antídoto, 1971.
WACHILISKI, Marcelo. Didática e avaliação: algumas perspectivas da educação matemática. Curitiba: Ibpex, 2007. (Col. Metodologia do Ensino de Matemática e Física).
WESTFALL, Richard S. A vida de Isaac Newton. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995.
WHITE, Michael. Galileu anticristo. Rio de Janeiro: Record, 2009.
ZAGURY, Tania. O professor refém. Rio de Janeiro: Record, 2006.